[Cães] O que é um tumor venéreo transmissível?

Informações sobre vários tipos de doenças que podem atacar o seu animal.

Moderadores: itarroso, Moderador Geral

[Cães] O que é um tumor venéreo transmissível?

Mensagempor Sisa em Terça Mar 28, 2006 16:36

O que é um tumor venéreo transmissível?

TVT é um tumor sexualmente transmissível que ocorre naturalmente nos cães, quer machos quer fêmeas.


Como se disseminam os tumores venéreos transmissíveis?

A transmissão do cancro ocorre através da implantação das células tumorais no exterior ou interior dos tecidos. Esta transmissão ocorre normalmente durante as relações sexuais - daí o termo "venéreo" na denominação do tumor - ou através das lambidelas, mordeduras ou outros tipos de contacto.


Identificação dos sintomas

Os tumores têm aspecto de massas vermelhas e granulosas, localizadas nos tecidos húmidos dos órgãos genitais - contudo, as mucosas da boca ou do nariz e as pernas podem ser igualmente afectadas. Os tumores sangram muito e a perda de sangue dos órgãos genitais do cão é um sintoma comum. Os cães com tumor têm tendência para lamber excessivamene a zona dos órgãs genitais, perdem o apetite e apresentam-se deprimidos.

Tratamento e taxa de sobrevivência

Os tumores terão de ser diagnosticados através de exame físico. O veterinário colherá uma amostra de líquido do tumor com uma seringa e examina-la-á ao microscópio. A remoção cirúrgica e o exame microscópico dum espécime de tumor permitirá um diagnóstico definitivo. Algusn tumores desaparecem sem tratamento, mas este é recomendável. A radioterapia ou a quimioterapia são relatadas como sendo curativas. A remoção cirúrgica dos tumores venéreos é o tratamento mais eficaz. O veterinário poderá igualmente recomendar a castração de animais intactos. A taxa de sobrevivência nos cães com tumor venéreo transmissível sujeitos a tratamento é excelente.


Como prevenir?


Os cães sexualmente intactos e que andam em liberdade estão em maior risco de desenvolver um tumor venéreo transmissível que os outros cães. Assim, o controlo dos cães que andam em liberdade numa dada zona e a castração/esterilização de machos/fêmeas na rua ou local de acolhimento irá diminuir o risco de transmissão da doença.


retirado do Fórum da Companhia dos Animais (http://www.companhiadosanimais.pt/forum/viewtopic.php?t=3497)
Sisa
 
Mensagens: 3821
Registado: Sábado Mar 25, 2006 16:05

Voltar para Doenças

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron