Doenças dos sacos anais

Informações sobre vários tipos de doenças que podem atacar o seu animal.

Moderadores: itarroso, Moderador Geral

Doenças dos sacos anais

Mensagempor itarroso em Sexta Set 29, 2006 12:39

Retirado do site do Hospital Veterinário do Porto


DOENÇAS DOS SACOS ANAIS

O que são os Sacos anais?

Os Sacos Anais são pequenas glândulas localizadas em cada lado do ânus, por debaixo da pele, na posição das 5 e 7 horas. Cada Saco Anal tem uma abertura para a pele lateralmente ao orifício anal. O tecido glandular dos Sacos Anais produz um fluído acastanhado, de consistência entre a água e o óleo, com um odor muito desagradável.

Durante a defecação o esfíncter anal faz compressão sobre os Sacos Anais e provoca a sua descarga para a massa fecal. Esta secreção pode também ser libertada para marcação do território ou como meio de defesa contra outros animais, tal como as doninhas. Como os animais domésticos foram perdendo este instinto, os Sacos são esvaziados durante a normal defecação e passeio. O problema é que alguns animais tornam-se incapazes de o fazer, o fluído acumula-se e solidifica, levando-os a coçar muito a zona perineal na tentativa de diminuir a pressão. Normalmente, esta tentativa revela-se infrutífera criando-se um ambiente ideal para as bactérias se desenvolverem.


Que doenças podemos encontrar nos Sacos Anais?

1 - Impactação: quando ocorre retenção das secreções dos Sacos Anais devido à sua solidificação;

2 - Infecção (Saculite): quando há crescimento bacteriano nas secreções dos Sacos Anais tornando-se amareladas ou com pus e sangue.

3 - Abcesso: ocorre secundariamente à impactação e infecção, podendo rupturar libertando pus e sangue.


Como identificar uma doença dos sacos anais?

Predisposição: As afecções dos Sacos Anais são mais frequentes em raças de cães pequenos como Poodles Miniatura, Chihuahuas e Toy Poodles, podendo no entanto, aparecer em qualquer raça e tamanho.

Maior predisposição em animais obesos uma vez que a drenagem dos Sacos fica dificultada.

Os gatos raramente têm problemas com os seus Sacos Anais.

Não há predisposição sexual nem etária.


Factores de risco:

* Dietas muito ricas em gordura;
* Fezes moles crónicas;
* Episódio de diarreia recente;
* Hipersecressão glandular;
* Disfunção do esfíncter anal externo;
* Animais parasitados.


Sintomas:

* Tenesmo (defecação dolorosa e prolongada);
* Prurido perineal;
* Dor e desconforto quando sentados;
* Animais cheiram/ lambem a zona perineal excessivamente;
* Corrimento sangrento e com cheiro desagradável na zona perineal.


Diagnóstico:

Através da história clínica e do exame físico dos Sacos Anais fazendo palpação digital. Se forem facilmente palpáveis, através da pele, estão aumentados considerávelmente.


Qual o melhor tratamento?

O tratamento para a Impactação dos sacos Anais e feito através da sua compressão manual de modo a eliminar o material solidificado no seu interior.

No caso de uma Saculite, além da compressão manual dos Sacos, o animal deve ser sujeito a antibioterapia sistémica. Em alguns casos pode ser necessário recorrer à aspersão dos Sacos com solução antiséptica.

Os abcessos dos Sacos Anais devem ser drenados cirurgicamente. Neste caso, os animais são submetidos à administração de Antibióticos e de Anti-inflamatório sistémicos.

A remoção cirúrgica dos Sacos Anais está indicada em animais com problemas persistentes ou recorrentes. Alguns cães podem apresentar, secundariamente à cirurgia, incontinência fecal temporária. Isto ocorre porque os nervos que controlam o ânus estão muito perto dos Sacos Anais e podem ser danificados durante a cirurgia. Normalmente esta incontinência resolve-se entre poucos dias a algumas semanas.


Como prevenir estas patologias?

Evitar o excesso de peso do animal.

Optar por dietas ricas em fibra ( podem, em alguns casos, ajudar a diminuir a impactação).

A frequência com que os sacos anais devem ser esvaziados, varia de animal para animal. A melhor opção é deixar que seja o próprio animal a alertar-nos quando os sacos estão cheios, através da manifestação dos sinais clínicos compatíveis.
It's not a lie if you believe it!!!
Avatar do utilizador
itarroso
 
Mensagens: 1322
Registado: Terça Abr 18, 2006 23:44
Localização: brg

Voltar para Doenças

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante