A AFECTU precisa de ajuda!

  • PDF

Portugal - Aveiro

 

A AFECTU precisa de ajuda urgente

A AFECTU - Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos, que se dedica à recolha e protecção de animais em Aveiro, foi assaltada na passada noite de 9 para 10 de Julho, e as suas instalações vandalizadas. Para além dos bens que supostamente levaram, os assaltantes destruíram alimentação e muitos medicamentos, para além de maltratarem os animais que encontraram no caminho.

Numa altura do ano em que este tipo de instituições mais precisa de apoios, dado o grande número de animais que são abandonados ou negligenciados, a AFECTU vê-se assim privada de grande parte dos parcos meios de que dispunha.

Esta instituição, como todas as outras que desenvolvem este tipo de trabalho, sobrevivem todos os dias com muitas dificuldades, para manter e tratar todos os animais que chegam às suas instalações, muitos deles a precisar de tratamento e medicação urgentes.

No sentido de dar continuidade ao projecto que estes voluntários abraçaram, a AFECTU vem solicitar todos os apoios que possam ser disponibilizados em alimentos, medicamentos, trabalho voluntário ou dinheiro, tão necessário para fazer frente a todas as despesas inerentes ao espaço que ocupam e que neste momento precisam de reabastecer com o mínimo necessário ao seu funcionamento.

Para poder recolher apoios em dinheiro, a AFECTU abriu uma conta no Banco Bilbao e Vizcaya Argentaria com o NIB 0019 0011 0020 0045 1640 3

Contacto telefónico: 968.625.207


Madrugada de terror no canil de Taboeira

2006/07/11

Cães agredidos e torturados e prejuízos materiais na ordem dos 12 mil euros constituem o balanço de uma noite de pesadelo para os 45 animais que ocupam o espaço-abrigo da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos (AFECTU), noticia o JN.

«Na madrugada de anteontem, bandidos partiram parte do muro do canil, situado em Taboeira, e roubaram tudo o que podiam, Não satisfeitos, agrediram brutalmente alguns animais, deixando um cão às portas da morte, devido a um furo na boca, para além de fracturas nas patas. Um segundo ficou quase esganado após ter sido preso a um pinheiro situado a cerca de 200 metros do espaço-abrigo.

Ana Lucília, presidente da AFECTU, não consegue parar de chorar. O trabalho de vários meses, conseguido graças aos euros dos directores e à boa vontade de alguns amigos e da Câmara de Aveiro, foi destruído em poucas horas. Novamente numa madrugada de segunda-feira, "o único dia da semana em que os camiões do lixo não passam a caminho do aterro", lembra Ana Lucília.

Num espaço de meio ano esta foi a segunda vez que a Afectu foi roubada. Em meados de Janeiro, os ladrões levaram material avaliado em 7000 euros, mas não bateram nos cães.

Desta vez, para além de levarem tudo o que tinha valor, até lâmpadas, maltrataram os caninos. "Certamente por eles estarem a ladrar, algo que poderia denunciá-los", acredita Ana Lucília, presidente da AFECTU.

Os ladrões levaram 35 sacos de ração, uma bicicleta nova, dezenas de ferramentas, armários e uma cabine, provavelmente desmontada no local, depois dos vidros terem sido partidos.

A presidente da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos desconfia de algumas pessoas, uma informação ontem transmitida aos elementos da GNR de Aveiro que estiveram no espaço-abrigo.

A AFECTU foi criada em 1999. O abrigo para os animais tem sido parte do projecto de vida de Ana Lucília e funciona como um segundo canil municipal. A associação vive da quotização dos 500 sócios, apesar de só metade pagarem. É com esse dinheiro que a Direcção paga os 700 euros da factura mensal relativa a alimentação e higiene dos animais e manutenção da casa que ontem foi um pouco abaixo.» (JN)