Desinfecção geral do canil/gatil (29 Setembro 2012)

  • PDF

DURANTE TODO O SÁBADO

Como o canil/gatil é um local de recolha e entrega de animais, é normal que certas doenças apareçam entre eles. Para evitar epidemias e o contágio geral, e havendo fortes suspeitas de isso estar a acontecer, a ABRA desenvolve, desinfecções gerais periódicas às instalações do canil e espaços circundantes.

Este Sábado foi feita uma desinfecção geral. Esta desinfecção foi executada nesta altura principalmente devido ao surto de PIF que se verificou no gatil (ver o respectivo comunicado premindo aqui). Este estava vazio devido a todos os gatos terem saído para Fat, veja a noticia relacionada premindo aqui.

É uma altura em que a Associação necessita de um grande número de pessoas a ajudar, visto que todos os animais (neste caso cerca de 25 cães) têm de sair das instalações do canil e ficar em segurança no exterior durante grande parte do dia.

Durante todo o tempo que os animais estiveram fora do canil foram acompanhados pelos voluntários e amigos da ABRA e tiveram direito a doses industriais de atenção e mimo.


Foto desinfecção


Todo o recheio das instalações (incluindo o armazém da comida e serviços de apoio) foi retirado para o exterior.

Tudo o que era utensílios e mobília passíveis de serem lavados, foram alinhados no exterior e procedeu-se à sua desinfecção com lixívia e Virkon S, um dos melhores melhores desinfectantes virais existente no mercado.


 Foto desinfecção

 02desinfeccao


Simultaneamente uma equipa usou o pulverizador de alto débito para desinfectar todos os espaços interiores do edifício do canil, desde as boxes dos animais até aos serviços de apoio.

Pulverizou-se tudo com uma alta concentração de lixívia, passado uma hora enxaguou-se com água abundante e voltou-se a pulverizar com o desinfectante Virkon S.


 01desinfeccao


Esperaram-se umas horas para o Virkon S fazer efeito e enxaguou-se tudo com água abundante.

No fim do dia limparam-se todos os espaços e só quando se garantiu a segurança inócua do espaço é que se voltou a acondicionar todo o recheio de volta ao seu sítio, e os animais voltaram a entrar no canil.

A desinfecção iniciou-se às 9.00h e acabou às 20.30h. Com esta acção a ABRA espera ter contido a propagação de doenças por contágio.

A ABRA agradece a todas as pessoas que demonstraram um imenso espírito de entreajuda e sacrifício neste dia.


 Foto desinfecção

Pelos animais, sempre!


Veja em baixo a galeria de fotos da desinfecção.

{gallery}http://www.flickr.com/photos/73528242@N04/sets/72157631682444271/{/gallery}