Voluntariado

  • PDF

vol abra2     vol _abra

Ser voluntário da ABRA é ajudar os animais que entraram no Centro de Recolha Oficial de Braga (CRO), antigo Canil Municipal de Braga. Os animais que têm a infelicidade de entrar no CRO sofrem de todos os tipos de problemas: foram abandonados, negligenciados e alguns apresentam mazelas físicas e anímicas. A nossa missão é, na medida do possível, dar-lhes carinho e amor, tentando desta forma ajudar no processo de ressocialização e reforço de confiança nas pessoas que muitos perderam devido a experiências passadas. Em resumo, somos um grupo de pessoas com um interesse comum, que é dar as melhores condições a todos aqueles que têm a infelicidade de ir parar ao CRO, quer sejam recolhidos da rua ou entregues pelos anteriores donos.

Ao fim do dia, e apesar de tudo, é uma sensação gratificante saber que fizemos a nossa parte para tornar o mundo deles mais tolerável e digno. É importante referir que o CRO não é nosso, é propriedade da AGERE, Empresa Municipal, que também é responsável pela sua gestão e aceitação de todos os animais que lá dão entrada. Devemos ter sempre presente este facto, e lembrarmo-nos que lá dentro somos apenas convidados, devendo como tal acatar todas as regras definidas pela entidade gestora, que gentilmente nos permite desenvolver o nosso trabalho.

Para que nos possas ajudar nesta missão, é necessário que tenhas algum tempo livre, que sejas maior de idade (ou teres 16 ou 17 anos, e autorização de encarregado de educação), gostes muito de animais - e queiras fazer o melhor por eles -, estando sempre ciente da responsabilidade que ser voluntário acarreta. Enquanto voluntário na ABRA poderás ajudar os nossos amigos de 4 patas de diversas formas, quer fazendo parte de uma escala no CRO, participando em eventos para angariação de donativos e divulgação dos animais ou ainda ajudando nas tarefas de apoio às diversas necessidades.

Atualmente, durante a semana, costumamos fazer 3 escalas no CRO. Nestas escalas passeamos os cães e interagimos com os gatos, ajudamos no processo de ressocialização, facilitando assim a sua adoção. Identificamos também se estão com problemas de saúde, procurando ajudar no tratamento veterinário nos casos em que se revela necessário.

Aos sábados, à exceção dos dias em que temos eventos, contamos também com escala no CRO, apenas com os cães e com formato um pouco diferente, saindo da Agere.

Os horários das equipas neste momento são, salvo algumas exceções, os seguintes:

  • Segundas: 13h30 - 16h00
  • Quartas: 13h30 - 16h00
  • Sextas: 13h30 - 16h00
  • Sábados: 09h00 - 12h30 e 14h00 - 16h00

Para além das escalas promovemos eventos de divulgação, sensibilização e angariação de fundos para a causa animal. Estes têm horários, locais e frequência variáveis. Os eventos mais recorrentes são as Campanhas que ocorrem 2 vezes por mês no centro da cidade, em frente ao café "A Brasileira" (Rua do Castelo), entre as 10h00 e as 16h. Lá o voluntário divulga os cães e gatos para adoção, vende produtos da ABRA e divulga o trabalho da associação ao público em geral. Por fim, há sempre tarefas extra escala para as quais os voluntários são imprescindíveis, como levantamento de doações, transporte de animais de e para o veterinário, FAT (Família de Acolhimento Temporário) ou banhos, entre outros.

Como forma de otimizar e sistematizar o ingresso de novos voluntários na ABRA, a nossa associação conta agora com períodos de inscrição. O período de inscrições para adesão à nossa equipa irá decorrer entre 1 e 15 de março de 2024. Se tiveres interesse em ser voluntário da ABRA, basta preencheres todos os campos deste formulário. Após o preenchimento do formulário, serás contactado por um dos nossos voluntários com mais informações importantes, e o seguimento do processo de acolhimento na nossa associação.

Fica atento às nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para saberes mais sobre a associação. Junta-te a nós nesta tarefa e, pelos animais, ajuda-nos a fazer a diferença. Eles precisam da ajuda de todos, e à maneira deles irão agradecer-te do fundo do coração.

Até breve!

alt

alt