Vírus da Imunodeficiência felina ( FIV )

  • PDF

O FIV está para os felinos como o HIV está para os humanos. É por isso que o FIV é muitas vezes descrito como o vírus que provoca a SIDA dos gatos.

Ambos os vírus são responsáveis pela destruição das defesas do organismo, expondo-o a infecções oportunistas que por vezes são fatais. No entanto, são dois vírus diferentes e cada um deles é específico apenas da “sua” espécie. Dito de outro modo, nenhum humano apanhará FIV se estiver em contacto com um gato infectado, nem vice-versa. O FIV apenas afecta gatos e o HIV apenas afecta humanos.

Como se transmite?

O FIV transmite-se através de sangue infectado. A transmissão ocorre quando os gatos lutam, através de arranhadelas e dentadas. Não há transmissão por partilha de escorredouros ou bebedouros, nem por simples coabitação. Embora não haja transmissão sexual da doença, é sabido que os machos agarram as fêmeas pelo pescoço com os dentes. Se essa mordedura causar ferida podemos dizer que a transmissão por via sexual não é um meio directo de transmissão, mas que pode estar indirectamente ligado à proliferação do vírus.

O FIV pode ser detectado através de análise de sangue. Um teste positivo significa que o animal esteve exposto ao vírus e está infectado. O vírus pode demorar vários anos até se manifestar e por isso devemos ter em conta que o vírus pode já estar presente no corpo do animal sem se manifestar. Podem passar cinco a seis anos sem que o vírus denuncie a sua presença.

Consequências do vírus na saúde do animal

Como foi dito, o período de incubação deste vírus é muito longo. Quando o vírus se torna activo, o animal fica sujeito a uma série de doenças crónicas, algumas delas graves e fatais.

Um dos primeiros sinais de doença é a infecção das gengivas. As feridas demoram meses a sarar definitivamente e podem ocorrer problemas respiratórios crónicos. O gato tem tendência a perder peso e apetite. O pelo fica em mau estado e pode apresentar peladas. As diarreias são frequentes e resistentes ao tratamento. Os órgãos vão ficando cada vez mais debilitados e o sistema imunitário deixa de dar resposta. O animal acaba por morrer.

Vacina, tratamento e proliferação do vírus

Não há vacina nem cura para o FIV.

O estado de saúde de um animal infectado pode estabilizar com suplementos alimentares e vitaminicos, e tratamento adequado e continuado que reforce as suas barreiras imunitárias. Um gato com FIV pode ter uma vida normal e estável durante um período alargado de tempo.

Quando se sabe que um gato é portador do vírus é importante que se evite a sociabilizar com outros gatos se existe a possibilidade de os animais lutarem e se arranharem mutuamente. O dono de um gato com FIV tem de ser alguém duplamente responsável: para além de minimizar as consequências do vírus na saúde do seu gato deve evitar a todo o custo que o vírus de difunda e que o infortúnio do seu gato seja também o infortúnio de outros.

retirado de Companhia dos Animais

(http://www.companhiadosanimais.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=127)