Voluntariado

  • PDF

vol abra2                                   vol _abra

Não é necessário preencher muitos requisitos para se ser voluntário na ABRA, apenas algum tempo livre, ser-se maior de idade -  preferencialmente, ainda que a partir dos 16 e com autorização dos pais também possas ajudar, especialmente em tarefas que não envolvam o trato directo com os nossos amigos de 4 patas - e claro, gostar muito de animais.

O Canil Municipal de Braga é agora designado Centro de Recolha Oficial (CRO). Os animais que têm a infelicidade de entrar no CRO sofrem de todos os tipos de problemas: foram abandonados, negligenciados e alguns apresentam mazelas fisicas e animicas. A nossa missão é, na medida do possível, dar-lhes muito carinho e amor, tentando desta forma proporcionar-lhe o máximo de conforto e dignidade. É uma tarefa dura, tanto física como mentalmente, não há como negá-lo, e nem toda a gente tem o "estômago" para lidar algumas situações. 

Todos os dias uma equipa de voluntários desloca-se ao canil para cumprir a sua escala. Damos-lhes mimos, carinho, brincadeira e atenção, certificamo-nos que todos têm comida e água com fartura, e agasalhos quentes para ajudar a passar as noites frias. Tentamos também socializá-los, habituando-os a pessoas e outros animais para que, ao surgir hipótese de serem adoptados, a integração na nova família seja mais fácil e segura para todos, tenham 4 patas ou 2 pernas.

Em resumo, somos um grupo de pessoas com um interesse comum, que é dar as melhores condições a todos aqueles que tem a infelicidade de irem parar ao canil, quer sejam recolhidos da rua ou entregues pelos anteriores donos. Ao fim do dia, e apesar de tudo, é uma sensação gratificante saber que fizemos a nossa parte para tornar o mundo deles mais tolerável e digno. E esse parte, por pequena que seja, quando junta a todas as outras faz um todo bastante grande.

Relembramos que o canil não é nosso, é propriedade da AGERE, Empresa Municipal, que também é responsável pela sua gestão e aceitação de todos os animais que lá dão entrada. Devemos ter sempre presente este facto, e lembrarmo-nos que lá dentro somos apenas convidados, devendo como tal acatar todas as regras definidas pela entidade gestora, que gentilmente nos permite desenvolver o nosso trabalho.

Os horários das equipas neste momento são mais ou menos os seguintes:

  • Segundas: uma equipa às 14h30
  • Quartas: uma equipa às 15h
  • Sextas: uma equipa às 14h30
  • Domingos (manhã): uma equipa às 9h
  • Terças: uma equipa às 15h
  • Quintas: uma equipa às 15h
  • Sábados: uma equipa às 15h
  • Domingos (tarde): uma equipa às 14h30

O tempo que cada equipa passa no canil é, em média, entre 3 a 5 horas.

Junta-te a nós nesta tarefa e, pelos animais, ajuda-nos a fazer a diferença. Eles precisam da ajuda de todos, e à maneira deles irão agradecer-te do fundo do coração.

alt

alt

Prime aqui e contacta-nos!