Conselhos para a adopção e treino de hábitos

  • PDF

A nossa principal tendência é exagerar nos cuidados dados ao cão, de forma que ele vive mais no nosso colo que no chão. Esse nosso comportamento é normal, desde que ponderado. Não nos podemos esquecer de que o cãozinho está em fase de desenvolvimento e de adaptação a uma nova situação de vida. Sendo assim, temos que lhe dar oportunidade de se desenvolver, ao mesmo tempo que travamos uma possível "super-dependência" da nossa companhia.

Nos primeiros dias de novo lar, normalmente o cão chora à noite, fruto da falta de sua mãe e irmãos. Nessa fase, recomenda-se um dos procedimentos:

  • colocar um relógio com um "tic-tac" sonoro, perto do animal (porém sem que ele veja o relógio);
  • colocar, com volume bem baixo, um rádio, com músicas calmas (clássicas, por exemplo), ou em rádio AM (por causa das vozes), também sem que o animal aviste o aparelho. Algumas pessoas também tomam por procedimento colocar junto ao filhote uma bolsa de água quente. Este procedimento não é dos mais recomendáveis, por dois motivos: em pouco tempo a bolsa arrefece, não fazendo mais o efeito desejado (o de simular o calor da mãe e irmãos); o cão pode, eventualmente, criar dependência desse procedimento. Mas, e a dependência do relógio ou rádio? É mais difícil acontecer, pois música, vozes e barulhos são comuns no dia-a-dia; já a bolsa ficaria em contacto com o animal, enquanto o rádio ou o relógio estará longe de seu alcance.

Desde a chegada do animal é importante estabelecer os lugares de alimentação, descanso, brincadeiras e higiene. É importante tomar alguns cuidados, como não deixar as gamelas de comida e água perto do local estabelecido como "WC". Os cães possuem um apurado sentido de limpeza, e com certeza procurarão um local longe da "cozinha" para fazer suas necessidades.

Um factor que deve ser levado em consideração é o desmame. Desmames prematuros podem eventualmente provocar distúrbios comportamentais. Considerando-se o tempo de gestação e vida, percebemos que os factos aprendidos na vida do cão ocorrem mais rapidamente do que na nossa vida. Enquanto levamos 18 anos para chegar à adolescência e iniciar a vida adulta, esse acontecimento na vida do cão leva em média 1 ano e meio, apenas. Desse modo, é importante respeitarmos o tempo necessário de convívio entre o filhote e a mãe e irmãos.

Em geral não se recomenda desmame antes dos 60 dias, sendo desejável que o filhote seja separado da mãe aos 90 dias. É nessa fase que a mãe ensinará ao filhote as lições necessárias à vida adulta.

Voltando ao primeiro dia do cachorro em casa, por passar por um período de stress durante a adaptação, o cão pode ter diarreia. Para evitar esse quadro, é importante tomar algumas providências:

  1. continuar, pelo menos por 15 dias, com a mesma alimentação anterior;
  2. não ficar com o animal no colo por períodos prolongados;
  3. inventar brincadeiras e exercitar o cachorro por algumas horas no dia;
  4. respeitar os períodos de sono, que são mais numerosos nessa fase de vida.

Uma providência que deve ser quase imediata: levar o cachorro ao Médico Veterinário de sua confiança. Esse procedimento é importante, pois:

  1. pode-se identificar alguma anomalia (como parasitas - internos e externos - que são comuns nesse período de vida);
  2. recebemos as melhores instruções para cuidar do cachorro;
  3. o Médico Veterinário traçará um plano de cuidados, desde a desparasitação até às vacinas, o que proporcionará melhores condições de vida (ou seja, vida longa) ao animal.

Quando o cachorro é o primeiro da família é natural que o "enchamos" de mimos. Tenha cuidado, pois todos os cães são inteligentes e sabem-se aproveitar das situações. Um vício criado geralmente é um vício para a vida toda. Temos que ser carinhosos, porém enérgicos na hora de educar. Não hesite em dar uma repreensão vocal severa quando o cachorro fizer algo errado; porém, agrade-lhe muito quando fizer a coisa certa.

Um dos primeiros costumes que devemos ensinar ao animal é quanto ao local do "WC". Seja qual for a raça e a finalidade de tê-la, é importante acostumar o cão a urinar e defecar num único local, basicamente por dois motivos: primeiro, a higiene para o próprio cão e para a família; segundo, para facilitar a limpeza. Essa aprendizagem, geralmente, exige algum tempo. Devemos ter extrema paciência até que o cão associe que aquele é o único local em que deverá fazer as suas necessidades. Há produtos no mercado que podem auxiliar, mas esse costume só será aprendido com o esforço e paciência das pessoas que vivem com o cachorro.

No princípio, o animal fará suas necessidades em qualquer lugar. Note que, após as refeições, passados alguns minutos o cão começa a farejar e rodear o chão: é nessa hora que devemos leva-lo ao local desejado. Claro que, nos primeiros dias, o cão estará a familiarizar-se com a casa, e não conhecerá nenhum caminho. Mas, logo que você perceba que o cachorro já sabe circular pela casa, ao leva-lo ao local desejado faça-o com o cão a ver o caminho, para que o memorize. Nos primeiros dias não o repreenda. Após a ambientação, porém, comece com uma repreensão bem branda, sempre levando-o ao local escolhido.

Se perceber a vontade do animal, leve-o ao local; porém, se ele já tiver defecado ou urinado, a repreensão só será válida imediatamente após esse "deslize": um minuto depois, a reprimenda já não será mais válida, pois o cão tem memória curta para esses acontecimentos, e não associará a reprimenda ao acto. É importante que, nos primeiros dias, você deixe nesse local fezes e urina, para que o cão possa guiar-se pelo cheiro. Lave o local indesejado que o cãozinho defecar e/ou urinar com desinfectante e álcool, passando depois boa quantidade de água limpa.

Na medida em que o tempo for passando, agrave a repreensão. Jamais, porém, bata no animal ou esfregue o seu focinho no chão. Isso fará com que o cachorro se assuste com as pessoas, o que não contribuirá em nada para a sua socialização e aprendizagem.

Lembre-se: paciência e compreensão são fundamentais para o sucesso destas tarefas!