Dia do Animal

  • PDF

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Animal. A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. O Dia Mundial do Animal é celebrado em várias países, através de várias eventos e iniciativas.

A ABRA não poderia deixar de assinalar esta data tão importante.  A convite de algumas instituições e empresas irá participar em diversas iniciativas subordinadas ao tema ABRA O SEU CORAÇÃO. Durante 3 dias mais de 400 crianças, adultos e idosos participarão em 4 ações organizadas pela Fundação Vieira Gomes, Santa Casa da Misericórdia de Braga e ainda pelas empresas Delphi e Solinca. Poderá ver em detalhe todas as actividades na notícia do Correio do Minho aqui.

dia do animal site

 

Aqui fica um pequeno testemunho de quem adoptou um animal do canil através da ABRA:

"Posso dizer que gosto de animais desde que me conheço. Lembro-me bem do dia em que estava a navegar pela página da abra (associação que admiro tanto) e me deparei com a fotografia do Oliver - na altura, ainda se chamava Silvester).

Através das fotografias pude perceber que tudo o que o Oliver queria e precisava era de carinho e protecção. A expressão dele, apesar de muito bonita, era profundamente triste. Foi então que senti que não podia ficar indiferente. Vivia sozinha, pela primeira vez, há muito poucos meses e vivia num T0 mas, como uma amiga minha me disse na altura quando ponderava se devia adoptar um animal: "isso não importa, o teu coração é um T1000". Assim, prometi a mim mesma que iria proteger o Oliver enquanto pudesse e que iria fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para que o Oliver sorrisse, como vemos que acontece com aqueles cães dos anúncios de televisão :)

Comecei por ser apenas Família de Acolhimento Temporário (com receio que o Oliver não se adaptasse a mim ou ao meu T0). Até que houve um dia em que alguém ligou. Havia um casal interessado em adoptar o meu Oliver.

Hoje, até a mim me custa a acreditar mas desatei a chorar assim que desliguei o telefone. Falei com a minha amiga Ana, que me acompanhou durante todo o processo, e telefonei aos meus Pais a dar a "boa notícia". Mas, quando os meus Pais perceberam a minha angústia, até eles que achavam que eu não tinha condições para ter um animal, deram-me toda a força e confiança de que precisava.

Não fui capaz de "abdicar" do Oliver. Hoje, vivo num T2 com o Oliver (lá se foram as minhas poupanças) e nunca fui tão feliz. Muitas pessoas costumam dizer-me: "que sorte que o Oliver teve!!!". Eu não consigo deixar de responder: não, eu é que tive!

Graças ao Oliver:

nunca me sinto sozinha quando chego a casa depois do trabalho;
não adormeço de manhã porque o Oliver acorda-me para ir levá-lo à rua;
faço grandes caminhadas para o menino gastar a (infindável!) energia que tem;
conheci imensa gente (e respectivos melhores amigos) nas passeatas pela avenida;
limpo a casa todos os dias (não tenho outra hipótese, pelo menos por enquanto)

Aconselho todas as pessoas a adoptarem um animal. Mais, aconselho todas as crianças a conviverem com animais. A gratidão deles sente-se todos os dias. É uma oportunidade de vida para eles e é uma garantia de felicidade para nós (até quando chegamos a casa e temos a sala inundada de espuma de almofadas destruídas, como me aconteceu).

"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Kant.

P.S. O dia 4 de Outubro é o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e do ambiente"

oliver diaanimal

Não vivemos num mundo perfeito e sabemos que hoje, mesmo sendo o dia deles, nem todos terão o conforto, o carinho, o lar tão merecido e desejado. Não devemos, nem podemos, esquecer todos os que não conseguimos ajudar. Fica a lembrança de todos aqueles que por nós passaram e que não tiveram a felicidade de uma nova oportunidade. Ainda assim, para nós, é um dia de alegria, de comemoração. Esperamos continuar a dar o nosso contributo, por pouco que seja, para que todos os animais que passam pela associação tenham o seu "dia".